O perigo dos carretos selados
O meu penn spinfisher VI já está na revisão e vai precisar de peças. Na loja foi desmontado o suficiente para se perceber que partiu uma peça e tem partes muito oxidadas. O carreto tem apenas alguns meses, mas foi submetido a alguns acidentes. Nos açores penso que ficou submerso no barco quando este encheu de água ao ir à ré demasiado rápido. Na praia também ficou submerso um par de vezes quando estava dentro de água. Aos poucos foi colando...
Contudo é supostamente IPX5, ou seja, devia aguentar submersão com baixa pressão e isso também me deu um excesso de confiança. O IPX4 aguenta salpicos. Eu diria para tratar um carreto IPX5 como um IPX4 mais fiável, mas não como um IPX5.
O que acho que aconteceu é que entrou mesmo água a baixa pressão. Pode-se ter gerado o mesmo problema que nas sapatilhas de trail em gore-tex. O gore-tex é impermeável (e supostamente respirável) e é optimo no frio, no UTMB foi muito bom ao proteger-me os pés de neve, gelo, chuvadas. O problema é que se submergirmos o pé num rio por exemplo a água entra e depois os pés não secam, ficam lá dentro. Em corridas em que vai haver submersão é sempre preferível calçado o mais respirável possível e leve, para não acumular água e causar bolhas nos pés.
Aqui deve ter entrado água e como ele não seca rápido por ser todo selado, a água salgada deve ter permanecido lá acelerando a oxidação. A juntar a isto está ter deixado o carreto no carro depois de pescas, com o carro ao sol. Já vi o que faz o calor na oxidação dos fechos de fatos de surf ou sacos que estejam ensopados em água salgada. Uma vez um fato meu na bagageira oxidou em poucos dias. Calor + água salgada não ajudam.
O senhor da loja Balanzol foi muito prestável e desmontou o carreto à minha frente. Tenho de aprender a desmontar o carreto pelo menos até expor o mecanismo interno caso isto aconteça de novo. Assim posso tentar secar e lubrificar o carreto logo após uma ida à pesca em que tenha acontecido um mergulho.
O arranjo vai demorar, por isso bobinei um carreto antigo que tinha aqui e que não é selado. Vamos ver quanto é que este aguenta.
Comments
Post a Comment